quarta-feira, setembro 26, 2007

They're queer and they're here! Get used to it!

Dizia o inefável António Oliveira que no futebol não havia homossexuais. Melhor do que isto só mesmo o Ahmadinejad a dizer que no Irão não os há. Que jogam à bola é bem sabido, e que até se envolvem com cucurbitáceas (piada culta). Que frequentam os estádios e são sócios pagantes posso garantir que é tão certo como eu estar aqui a escrever este texto. O que pouca gente sabe é que há um Mundial de Futebol Gay e Lésbico. A mim parece-me lindamente, embora não lhe veja mais sentido do que se houvesse um Mundial de Futebol Barrigudo ou um Mundial de Futebol Nariz Adunco. Enquanto a comunidade homossexual não perceber que se está a isolar e a compartimentar, a criar guetos onde não existiam, enquanto a comunidade homossexual se comportar como uma seita ou um sindicato, enquanto a comunidade homossexual se considerar uma comunidade, não conseguirá combater a resistência e pouca discriminação que ainda existe na sociedade ocidental. Não é com paradas de "orgulho gay" (já agora orgulho de quê?) que se consegue a aceitação da comunidade, muito pelo contrário. Mas isto é assunto em que há muito decidi não perder mais tempo, pois, como dizia o outro, non canimus surdis (duas tiradas cultas num só texto, anotem). E antes de que alguém me acuse de homofobia e conservadorismo, posso desde já adiantar que o meu armário está aberto e desempoeirado desde os meus 14 anos. Qui habet aures audiendi audiat (terceira tirada culta).

P.S.: uma coisa me faz confusão no meio disto tudo - as lésbicas não têm já o Mundial de Futebol Feminino? Não é um bocadinho redundante, Futebol Lésbico?

2 comentários:

Filipe Pereira disse...

Plenamente de acordo! E já agora, os meus parabéns pelos teus comentários sem qualquer tipo de paneleirice evidente. Tens feito mais pela discussão futebolística do que muito taxista em intervalo da bucha!

André . أندراوس البرجي disse...

Obrigado :) Eu realmente não tenho muita paciência para mariquices, e faz-me um bocado de confusão esta mania que o pessoal tem de criar grupos e guetos. Cada um é como é, e não vejo qualquer motivo de orgulho em se ser gay, barrigudo, baixo, moreno, louro, o que for. Infelizmente não percebo muito de bola, mas como sou completamente louco por futebol, vou fazendo pela vida ;) Abraço!