sábado, fevereiro 23, 2008

Hein?

Os jornalistas desportivos adoram fazer jogos de palavras, geralmente forçados, previsíveis e sem graça. Hoje o Record faz crípticas alusões a uns pássaros com nomes improváveis, relacionando-os com o Liedson e com o Tiuí. É verdade, eu confesso que não perco muito tempo com jornais desportivos. Dou-lhes uma vista de olhos enquanto bebo um chazinho no café, abro-os no Firefox para ver se há alguma notícia divertida, e pouco mais. Não, eu adoro futebol. Por isso mesmo leio poucos jornais desportivos. Sempre achei que as melhores notícias de futebol se encontram nos jornais generalistas, como o Público. Além do mais, quando a opção é ler um jornal a sério, tipo Público ou Diário de Notícias, ou um pasquim desportivo, não hesito. Já para não dizer que aqueles minutos que dedicaria à leitura de um jornal desportivo são muito mais bem aplicados em outras coisas, como Tchékhov, Lobo Antunes, Joyce, Dostoiévski, Kafka ou Tolstói (*).

Mas vem tudo isto a propósito, então, da chalaça do Record, que compara o Tiuí a um "tuiuiú ou jaburu" (seja lá o que isso for), e o Liedson a um "quero-quero". Se no primeiro caso ainda há uma vaga semelhança fonética entre o nome do pássaro e o do jogador, no segundo a graçola passou-me completamente ao lado. Eu li e reli e tornei a reler o artigo, mas nada. Nem uma pista, nem uma luzinha que seja. Se alguém tiver a bondade de me explicar como se eu fosse muito mas mesmo muito burro...

---
(*) Fica sempre bem uma tirada cultural a atirar para o pedante arrogante, e eu desde pequenino sempre quis ser um pedante arrogante.

Sem comentários: