terça-feira, março 11, 2008

Prognósticos antes do fim do jogo

Esta é, para o Sporting, uma época perdida. Não me lembro de um campeonato tão vergonhoso - e os jornais desportivos fazem hoje questão de recordar que está a ser o 2º pior de sempre. Não sei se a culpa é do Paulo Bento. Aliás, a questão terá de ser outra: que parcela de culpa tem ele. Apesar de opções inexplicáveis, como insistir durante muito tempo na nulidade Purovic, quando toda a gente já tinha percebido que o rapaz nem nos distritais, parece-me que o Paulo Bento ainda é dos menos culpados. Não me parece verosímil que tenha desaprendido, depois de duas épocas bastante positivas. A verdade é que o planeamento da época foi desastroso. Como já tantas vezes disse e escrevi, e infelizmente se veio a confirmar, uma equipa que no banco tem purovices, farnerudes e celsinhos, não pode aspirar a mais do que lutar pelo acesso à UEFA. Com sorte.

Ao Sporting resta agora tentar eliminar a lampionagem e ir à final da Taça, e rezar para que o outro finalista seja o Porto. Nesse caso o acesso à UEFA estaria garantido em qualquer circunstância, e poder-se-ia deixar de pensar no perdidíssimo campeonato, para se concentrar apenas na UEFA e na preparação da nova época, eventualmente com experiências ao nível do plantel e da táctica. É que perder por 1 é igual a perder por 10. Tendo a UEFA garantida, acabar em 5º ou em 6º ou em 7º é igual - o 2º e 3º só por milagre, neste momento, e o 4º começa a ser difícil.

Seria/será uma vergonha acabar abaixo do 3º, é verdade. Mas que raio, há por aí equipas que se gabam de ter uma história (já só lhes resta isso) recheada de glórias, e ainda há pouco tempo acabaram campeonatos em 6º e em 4º, e não foi por isso que lhes cairam os parentes na lama - já tinham caído há muito, e de lá não se levantaram.

Sem comentários: